COP30: Enviados de 67 países discutiram consensos nas metas climáticas

PUBLICIDADE

cop30:-enviados-de-67-paises-discutiram-consensos-nas-metas-climaticas

Terminou nesta terça-feira a Pré-COP30, em Brasília. Negociadores de 67 países buscaram construir os consensos para avançar sobre as metas de proteção do clima para a COP30, que começa no dia 10 de novembro em Belém, no Pará.

O Brasil lançou o compromisso de Belém pelos combustíveis sustentáveis. A iniciativa, que precisa ser aprovada na COP, busca quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035.

O nosso país busca reforçar essas fontes sustentáveis, como hidrogênio, biocombustíveis e combustíveis sintéticos, que possam ser substitutos a combustíveis de origem fóssil, no esforço gradual de descarbonização dos sistemas energéticos e do combate à mudança do clima.

O Brasil negocia o texto com países parceiros, como Índia, Itália e Japão.

Na cerimônia de encerramento da pré COP30. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a necessidade de encontrar condições para implementar as medidas necessárias para preservar o planeta:

“Mas eu tenho certeza com o apoio dos economistas, do ciclo de finanças e de todas as manifestações que tivemos aqui, haveremos de traçar esse mapa do caminho para viabilizar os meios de implementação. Não existe como falar de COP, da implementação, se não tivermos os meios para isso, os meios financeiros, os recursos humanos e também os recursos tecnológicos.”

O desafio da COP30 é buscar um consenso entre os países em torno de medidas que enfrentem as mudanças climáticas no mundo. É esperado que em Belém se construa acordos para permitir recursos para que as nações em desenvolvimento alcancem as metas de proteção do clima.

2:00

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima