Em Gestão de Destaque, Hospital de Tarauacá Amplia Serviços e Enfrenta Desafios Para Garantir Atendimento
Em entrevista, gestor Carlos Tadeu detalha avanços como a construção da nova maternidade, mutirão de exames e a luta diária para agilizar o transporte de pacientes graves, enquanto alerta para a necessidade de melhorias na infraestrutura local.
Tarauacá, AC – O gestor do Hospital Sansão Gomes, Carlos Tadeu, apresentou um balanço positivo das ações realizadas na unidade em 2025, destacando um trabalho incansável para expandir e qualificar a saúde pública no município. Durante participação no programa “Bom Dia Tarauacá”, ele enumerou conquistas, mas também não esqueceu dos obstáculos logísticos que exigem solução urgente.
Entre os avanços citados estão a realização de 302 cirurgias no ano, a aquisição de um novo aparelho de ultrassom e a construção da nova maternidade, projeto antigo que está se tornando realidade. “Trabalhamos 24h por dia para cuidar do nosso povo”, afirmou Tadeu, reforçando o compromisso da equipe.
Para desafogar a grande demanda por diagnósticos, uma parceria entre Estado e Município viabilizou a contratação de um biomédico e um técnico em coleta. Com esse reforço, a meta é realizar um mutirão de exames ainda em novembro para eliminar a fila de agendamentos, que hoje inclui pedidos desde janeiro. “Nossa meta é que o paciente espere no máximo três dias para receber o resultado”, explicou o gestor.
Desafios no Transporte de Pacientes
Um dos pontos mais críticos abordados por Tadeu foi a dependência do transporte aeromédico para transferir pacientes em estado grave – como vítimas de AVC, traumas e acidentes – para Cruzeiro do Sul. O hospital realiza de três a quatro transferências desse tipo por dia, que dependem da regulação do SAMU Regional do Juruá.
O gestor foi enfático ao alertar sobre os problemas causados pela pista do aeroporto de Tarauacá, que necessita de melhorias. “Temos feito um esforço enorme para agilizar cada regulação. Às vezes, preciso intervir pessoalmente, ligar para o secretário, para garantir o socorro. Mas é preciso resolver o problema da pista, porque vidas dependem disso”, destacou.
Canais de Atendimento
Carlos Tadeu também atualizou os contatos de emergência para a população. Enquanto o número 192 do SAMU nacional segue instável na região devido a problemas da operadora, o contato direto com o SAMU de Cruzeiro do Sul é o (68) 3322-1600 (incluindo WhatsApp).
A gestão de saúde em Tarauacá, é marcada por uma busca constante por melhorias, unindo conquistas concretas com um apelo por investimentos em infraestrutura que são vitais para salvar vidas.