Dia da Criança 2025: Uma Celebração de Conquistas e um Chamado à Proteção dos Nossos Meninos e Meninas
Hoje, 12 de outubro, é um dia de cor, alegria, brincadeiras e sonhos. É o Dia da Criança, uma data instituída no Brasil há mais de um século, pelo decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924, do então presidente Arthur Bernardes. É um momento para presentear, celebrar a pureza e a energia contagiante dos pequenos, que são o futuro da nossa nação.
No entanto, por trás dos sorrisos e dos presentes, esta data carrega um peso e uma responsabilidade imensos. Mais do que uma comemoração, o 12 de outubro deve ser um dia de profunda reflexão sobre o que estamos fazendo para garantir que todas as crianças, sem exceção, tenham seus direitos respeitados.
35 Anos do ECA: Avanços e Desafios Persistentes
Neste ano de 2025, marcamos os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma das legislações mais avançadas do mundo no que tange à proteção infantojuvenil. O ECA consolidou a doutrina da proteção integral, reconhecendo crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, prioridade absoluta da família, da sociedade e do Estado.
Apesar desse marco histórico, estamos cientes dos enormes desafios que AINDA temos pela frente. Diariamente, Brasil afora, testemunhamos violações graves dos direitos humanos de nossos meninos e meninas. Trabalho infantil, violência sexual, abandono escolar, falta de acesso a saúde e lazer de qualidade são realidades duras que mancham o imaginário de uma infância plena e protegida.
O Compromisso com o Futuro: Colocar as Crianças no Centro
Apesar de tudo, não podemos esmorecer. A luta deve seguir, cada vez mais forte e comprometida, para que os interesses de todas as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias sejam, de fato, o CENTRO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS em todo o Brasil. Precisamos efetivar, na prática, o sistema de garantia de direitos previsto em nossa Constituição e no ECA.
Nosso apelo, neste dia simbólico, é que todas as pessoas de bem abracem esta causa. A proteção das crianças não é uma tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade. Precisamos ser os guardiões dos seus direitos, as vozes que clamam por justiça quando eles são silenciados. É imperativo que os direitos ASSEGURADOS E GARANTIDOS saiam do papel de uma vez por todas, e que o Estatuto da Criança e do Adolescente se transforme numa política de ponta a ponta, em todos os cantos deste país.
Uma Homenagem Pessoal e Coletiva
Finalizando, em um gesto de carinho e esperança, quero deixar uma homenagem pessoal. Em nome dos meus filhos , Luiz Fernando, Isabelly, Isadora, Caio Vinicios, e minhas sobrinhas Valentina, Beatriz, Ana Lis, Ester, Débora, Rebeca Leticia e a Cecília, que me ensinam diariamente sobre amor, curiosidade e o verdadeiro sentido do futuro, parabenizo a todas as crianças do nosso querido Estado do Acre e do Brasil inteiro. Que este seja um dia verdadeiramente especial para cada uma de vocês.
Para Refletir:
Como nos ensinou o filósofo Pitágoras há séculos, e que ecoa com extrema atualidade: “Educai as crianças para não ser preciso punir os adultos”. Invistir em educação, afeto, oportunidades e proteção hoje é a semente para uma sociedade mais justa, pacífica e fraterna amanhã.
VIVA O DIA DA CRIANÇA!