MS: Ministério dos Povos Indígenas pede mais agentes da Força Nacional

PUBLICIDADE

ms:-ministerio-dos-povos-indigenas-pede-mais-agentes-da-forca-nacional

O aumento de efetivo da Força Nacional de Segurança Pública foi solicitado pelo Ministério dos Povos Indígenas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública no âmbito da Operação Tekoha IV . O agravamento de conflitos fundiários na região sul do Mato Grosso do Sul foi o que motivou o pedido.

Ações de retomada territorial por comunidades Guarani e Kaiowá tiveram como objetivo frear a pulverização de agrotóxicos que vem causando problemas de saúde nos habitantes e gerando insegurança hídrica e alimentar.

As ações foram registradas em diversos locais, como nas terras indígenas Guyraroká, em Caarapó, e também Passo Piraju e Avaeté II, em Dourados.

Também houve acirramento dos conflitos nas terras indígenas no município de Douradina.

Já na  Yvy Katu em Japorã, se intensificou as práticas de arrendamento ilegal e pulverização irregular de agrotóxicos.

A solicitação do Ministério dos Povos Indígenas tem o objetivo de prevenir o aumento dos conflitos, protegendo as famílias desses locais e assegurando a atuação de servidores públicos em atividades de mediação, fiscalização e garantia de direitos.

A Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, e a Força Nacional acompanham a situação desde o início das novas retomadas, que começaram no domingo, dia 21.

*Supervisão de Rafael Gasparotto

1:17

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima